Quais as vantagens do Trator com motor de 3 cilindros?

21/05/2019

Categorias: Mercado Agrícola, Tratores

tratores_mf_4700_3_cilindros_comparativo_4

A economia de combustível

 

O consumo de combustível representa hoje um dos maiores custos das operações agrícolas. Este tem sido um fator predominante  na hora da compra de um trator.

Para que se apure os gastos com combustível em tratores, são necessários vários levantamentos. Isto ocorre porque o consumo está relacionado a fatores externos (tipo do terreno, operação a ser realizada, tamanho da área, etc.) e a fatores internos (densidade do combustível, potência da barra, potência do motor do trator, etc.).

Assim, os especialistas da Massey Ferguson têm investido muito em tecnologias que contribuam para diminuir o consumo de combustível. Para compreender melhor o porquê disso, veja no post a seguir quais as vantagens e desvantagens dos motores de 3 cilindros quando comparados aos de 4 cilindros.

 

Qual a diferença entre um motor de 3 cilindros e um de 4

 

A cilindrada é a medida do volume máximo admitido e queimado nos cilindros no ciclo completo de uma rotação do motor, geralmente dado em cm³ ou litros. Independente do número de cilindros, os motores podem ter a mesma cilindrada. Um motor pode, por exemplo, alcançar um volume total de 6000 cm³ (6.0L) divididos em 4 cilindros de 1500 cm³ ou em 3 cilindros de 2000 cm³.

 

Quais são as vantagens e as desvantagens de um motor de 3 cilindros

 

É muito comum a crença de que os motores de 3 cilindros tenham desempenho e tempo de trabalho inferior do que os de 4 cilindros. Mas isso se trata de um mito, pois a tecnologia atual permite que os motores com menos cilindros sejam tão ou mais eficientes do que motores com mais cilindros e mesmo com uma cilindrada maior. O uso de novas tecnologias, como o Gerenciamento Eletrônico de Injeção Direta + Turbo + Intercooler podem gerar até mais potência do que nos motores de mais cilindros.

Um exemplo de como isto é possível é observando o comparativo abaixo de dois tratores Massey Ferguson: o novo MF4707 e o MF4275

  1. MF4707: motor de 3,3 lit.  (lançamento 2019)

  2. MF4275: motor de 4,4 lit

tratores_comparativo_mf4707_mf4275_potencia_torque

Observe que o MF4707 apresenta um tamanho  de motor menor, menos cilindradas (3.300 cm3 contra 4.400 cm3) e, mesmo assim, ele alcança a mesma potência e tem um TORQUE maior que o MF4275.

A seguir, resumimos as vantagens e desvantagens dos tricilíndricos.

Vantagens

 

+ LEVE  +COMPACTO  + ECONÔMICO  + TORQUE

 

Eficiência no consumo de combustível

 

Diminuindo-se o número de cilindros  e da cilindrada, há maior eficiência energética, pois uma parte maior da energia gerada vai para o movimento.

Os novos tratores das series  MF4700 e MF5700 utilizam motores de ultima geração da marca AGCO POWER, modelo 33 CW33, de três cilindros, com sistema de gerenciamento eletrônico de injeção de combustível*, equipados com turbo intercooler .

 

Pela quantidade  de demonstrações (19) que a Stéfani Massey Ferguson realizou em vários clientes, está testado e confirmado que estes motores atingem a potencia máxima com um nível de rotação mais baixa. Disto decorre que, atingindo uma potencia maior com uma rotação menor, tem-se maior valor de torque disponível e menor consumo de combustível e uma possibilidade de maior durabilidade do motor

 

 

Menos cilindros diminui a geração de calor e o resultado é:

1. Menos energia dissipada.
2. Maior eficiência na queima do combustível

 

Menor perda mecânica quando comparado com um motor com mais cilindros:

1. Menos atrito.
2. Menor número de peças.
3. Respostas mais rápidas (favorece o trabalho com implementos que trabalham dentro do solo).
4. Menor esforço durante o processo de partida (otimiza o motor de partida).

Essa é uma grande vantagem para os produtores rurais já que o preço do combustível segue aumentando no Brasil, encarecendo os custos de produção.

Mais leve e mais compacto

 

tratores_comparativo_mf4707_mf4275_leve_compacto

Mais leve: O motor menor representa um menor peso do conjunto da máquina e, consequentemente, um consumo menor de combustível.

 

Mais compacto: O motor ocupando menos espaço proporcionou um ganho de espaço para a cabine, o que permitiu o planejamento de uma ergometria melhor – mais conforto para o operador e mais eficiência operacional do trator.

 

A tecnologia do novo eixo dianteiro resultou em um raio de giro menor, permitindo manobras mais ágeis, maior eficiência operacional e mais economia.

tratores_comparativo_mf4707_mf4275_manobras

Como pudemos notar, os motores de 3 cilindros têm várias vantagens. Por outro lado, há algumas desvantagens em relação aos motores de 4 cilindros. Veja a seguir.

Desvantagens

 

Maior vibração

Na condição de pouca aceleração (marcha lenta) os motores de 3 cilindros “podem” vibrar mais do que os de 4.

Isso ocorre devido a um atraso de meio ciclo entre as explosões. Num motor de 3 cilindros, uma explosão ocorre a cada 120 graus de rotação da cambota. Já nos motores de 4 cilindros, as explosões ocorrem a cada 90 graus. Isso se traduz num lapso no tempo de combustão, o que torna o motor um pouco menos suave.

No entanto, quando está mais acelerado, isto é, com maiores rotações por minuto (RPM), os motores de 3 cilindros têm maior equilíbrio e o motor opera mais suavemente, pois o volante ganha maior momento.

As novas séries de tratores MF4700 e MF5700 possuem o “controle de injeção de combustível conforme a demanda e proporcional a rotação de trabalho (sistema Common Rail), que também mitigam este fator

 

Em termos de potência, aliás, os motores tricilíndricos de hoje em dia podem ser construídos para gerarem tanto ou até mais potência do que os de 4 por meio do uso de tecnologias associadas, tais como o acréscimo de 4 válvulas por cilindro (2 válvulas de admissão e 2 de exaustão), fazendo com que o motor respire melhor e, portanto, responda mais rápido.

De modo semelhante, a adição de um turbocompressor permitirá maior compressão e mais potência poderá ser gerada no motor. Assim, os motores de 3 cilindros estão sucedendo os de 4 porque são mais eficientes no consumo de energia, o que reduz os custos operacionais em campo, já que consome menos diesel.

 

Entre em contato e conheça mais sobre os tratores da série Global da Massey Ferguson MF4700 e MF5700.

Neste artigo não quisemos nos aprofundar em mais detalhes, mas entre em contato e lhe enviaremos um material excelente para você conhecer todas as vantagens para diminuir seu custo de produção. Você vai se surpreender.

Quer saber mais sobre a eficiência dos motores de 3 cilindros? Entre em contato conosco pelo site! Se preferir, envie uma mensagem pelo WhatsApp (16) 99232-9893!