Os custos, a produtividade e a economia de combustível são as principais preocupações dos produtores na hora de comprar um trator.

Entender as características específicas do motor e como elas se alinham com as demandas das operações agrícolas é crucial para escolher o motor certo para a aplicação desejada 

Torque

O Torque do motor tem uma relação direta com o consumo de combustível.

Operar com torque alto em baixa rotação rpm em operações para mover grandes cargas e implementos pesados em terrenos irregulares é o que pretende os engenheiros ao projetar um trator para trabalhar sob o regime agrícola.


Fazendo um paralelo com o motor urbano/rodoviário este é projetado para oferecer uma combinação de alta rotação (rpm) em médias e altas velocidades.



Sabemos que os dois veículos acima podem bem ter a mesma potência, mas um é incapaz de fazer o serviço do outro.


O que faz com que um motor tenha mais torque que outro?


- Daniel Zacher, engenheiro da SAE Brasil lembra que máquinas agrícolas trabalham muito tempo em rotação constante e baixa. Por isto, esses motores adotam: 1- pistões com cursos mais longos. 2- virabrequins maiores. 2- taxa de compressão maior. 3- o bloco faz parte da estrutura, tornando-a mais robusta. 3- pneus mais graúdos para ter mais atrito com o solo.

Curva de Torque 

Ao se observar a curva de torque de um motor é possível identificar se a sua constituição o proveu de uma eficiência energética superior.

   

                

A curva de torque do motor AgcoPower é um exemplo de curva ideal, o motor atinge o torque máximo a uma Rotação rpm mais baixa e a curva é mais plana indicando que o motor sustenta a carga em rpm maior, trabalhando mais hectares por hora ─ ver figura 1.


O gráfico abaixo revela uma curva de torque não ideal, um projeto desatualizado, o motor atinge o torque máximo em rpm mais alta e já cai em seguida.  figura-2


(Figura -2 )


Eficiência Energética

Operando em baixas rotações com Torque Máximo o MF7700  trabalha de maneira mais eficiente, economiza combustível e prolonga a vida útil do motor e traz confiabilidade.


Comparativo

Um comparativo de campo entre um trator MF7700 e um JD7320J demonstrou que o Massey Ferguson 42,5% mais econômico e 18% mais produtivo em hectares por hora. 


Acesse o comparativo clicando  no link abaixo