Os custos, a produtividade e a economia de combustível são as principais preocupações dos produtores na hora de comprar um trator
Os engenheiros de uma fábrica de tratores ao projetar um motor sabem que este vai precisar ter muita força (torque) em baixa rotação para arar a terra e puxar implementos pesados, diversamente, os engenheiros de uma fábrica de pick-up que vai projetar um motor sabem também que vão precisar atingir alta velocidade em alta rotação.
 Esta diversidade dos motores, fica clara, quando observamos a imagem abaixo e sabemos que os dois veículos podem muito bem ter a mesma potência, porem sabemos que um não é capaz de fazer o trabalho do outro muito longe disto! 



TORQUE

A prioridade do motor projetado para o trabalho no agrícola é o TORQUE. Operar em baixas rotações, mas com alta força, permite que o motor trabalhe de maneira eficiente, economizando combustível e prolongando a vida útil do motor. Isso é essencial em operações agrícolas que incluam longas horas de trabalho contínuo.


Eficiência energética.


O Torque e a Potência dos Motores AGCO Power 66CW3 e  AGCO Power 74CW3 6 cilindros;  Turbo Intercooler que equipam a série MF7700 da Massey Ferguson são um exemplo destes modernos motores projetados exclusivamente para o regime agrícola de trabalho.


Curva de Torque. 


A Curva de Torque ideal seria como na figura abaixo quando o torque máximo é alcançado em rotações próxima do zero; uma situação inexistente